A intensa onda de calor que dominou a Zona da Mata e Campo das Vertentes entre os dias 8 e 19 de novembro finalmente cede espaço para uma frente fria. Nesta segunda-feira (20), os termômetros marcaram, no máximo, 23,9 °C, representando a temperatura mais baixa desde 7 de novembro, quando a estação automática do Inmet registrou 23,5 °C.
Apesar desse alívio térmico temporário, a tendência é que a situação se reverta a partir de quarta-feira (22), quando as temperaturas devem novamente ultrapassar a marca dos 30 °C.
O destaque da semana, no entanto, não está apenas na variação térmica. As previsões apontam para um período de instabilidade climática, com chuvas previstas para os primeiros dias. Há expectativa de pancadas intensas, principalmente no período entre a tarde e a noite.
A população de Juiz de Fora e região deve ficar atenta às mudanças bruscas no clima e se preparar para a possibilidade de chuvas fortes nos próximos dias. O retorno das temperaturas mais elevadas após o breve respiro oferecido pela frente fria indica uma semana marcada por contrastes climáticos.