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O valor do pedágio na BR-040, no trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, sofrerá um aumento significativo a partir de agosto. A autorização para o reajuste, que dobrará os valores cobrados, foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (23).

A medida, aprovada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), busca ajustar os valores devido à inflação acumulada de 4,14% desde a data-base da tarifa no leilão em julho de 2023 até o início da nova cobrança.

Novos Valores das Tarifas de Pedágio

Tipo de VeículoValor Atual (R$)Valor Reajustado (R$)
Automóveis e caminhonetes6,3012,70
Caminhão leve, ônibus12,6025,40
Automóvel ou caminhonete com semi-reboque9,4519,05
Caminhão ou trator com semi-reboque18,9038,10
Automóvel ou caminhonete com reboque12,6025,40
Caminhão com reboque e caminhão trator com semi-reboque25,2050,80
Caminhão com reboque e caminhão trator com semi-reboque31,5063,50
Caminhão com reboque e caminhão trator com semi-reboque37,8076,20
Fonte: Diário Oficial da União e Via 040

Isenções e Impacto

Os veículos isentos do pedágio incluem motocicletas, motonetas, bicicletas motorizadas, ambulâncias, veículos oficiais e do corpo diplomático. O trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, com 232 quilômetros de extensão, inclui três praças de pedágio localizadas em Itabirito, Conselheiro Lafaiete e Barbacena.

Com o aumento, um carro de passeio que antes pagaria R$ 18,90 para atravessar essas praças agora pagará R$ 38,10.

Justificativa para o Aumento

Frederico Rodrigues, doutor em engenharia de transportes, explicou que o reajuste já era esperado após a devolução da concessão pela empresa Via 040. Em abril de 2024, o consórcio Infraestrutura MG assumiu o trecho.

“O contrato anterior era financeiramente insustentável devido à crise econômica de 2014, que resultou na redução do tráfego e dificuldades no acesso a financiamentos. Este aumento busca reequilibrar economicamente a concessão e permitir a execução das obras previstas”, afirmou Rodrigues.

Melhorias Previstas

A nova empresa concessionária tem obrigações de investimento significativas, incluindo:

Considerações da ANTT

A ANTT destacou que a tarifa foi definida em contrato, baseando-se no estudo de viabilidade da concessão do trecho, considerando aspectos de investimento em infraestrutura. A tarifa anterior estava congelada desde dezembro de 2022 e cobria apenas serviços essenciais. A atualização atual segue as diretrizes do edital, incluindo ajustes inflacionários e o desconto de 11,22% do leilão.

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