O valor do pedágio na BR-040, no trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, sofrerá um aumento significativo a partir de agosto. A autorização para o reajuste, que dobrará os valores cobrados, foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (23).
A medida, aprovada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), busca ajustar os valores devido à inflação acumulada de 4,14% desde a data-base da tarifa no leilão em julho de 2023 até o início da nova cobrança.
Novos Valores das Tarifas de Pedágio
Tipo de Veículo | Valor Atual (R$) | Valor Reajustado (R$) |
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Automóveis e caminhonetes | 6,30 | 12,70 |
Caminhão leve, ônibus | 12,60 | 25,40 |
Automóvel ou caminhonete com semi-reboque | 9,45 | 19,05 |
Caminhão ou trator com semi-reboque | 18,90 | 38,10 |
Automóvel ou caminhonete com reboque | 12,60 | 25,40 |
Caminhão com reboque e caminhão trator com semi-reboque | 25,20 | 50,80 |
Caminhão com reboque e caminhão trator com semi-reboque | 31,50 | 63,50 |
Caminhão com reboque e caminhão trator com semi-reboque | 37,80 | 76,20 |
Isenções e Impacto
Os veículos isentos do pedágio incluem motocicletas, motonetas, bicicletas motorizadas, ambulâncias, veículos oficiais e do corpo diplomático. O trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, com 232 quilômetros de extensão, inclui três praças de pedágio localizadas em Itabirito, Conselheiro Lafaiete e Barbacena.
Com o aumento, um carro de passeio que antes pagaria R$ 18,90 para atravessar essas praças agora pagará R$ 38,10.
Justificativa para o Aumento
Frederico Rodrigues, doutor em engenharia de transportes, explicou que o reajuste já era esperado após a devolução da concessão pela empresa Via 040. Em abril de 2024, o consórcio Infraestrutura MG assumiu o trecho.
“O contrato anterior era financeiramente insustentável devido à crise econômica de 2014, que resultou na redução do tráfego e dificuldades no acesso a financiamentos. Este aumento busca reequilibrar economicamente a concessão e permitir a execução das obras previstas”, afirmou Rodrigues.
Melhorias Previstas
A nova empresa concessionária tem obrigações de investimento significativas, incluindo:
- Duplicação de 163,9 km
- Construção de 42,1 km de faixas adicionais
- Criação de 15,3 km de vias marginais
- Implementação de 14,2 km de ciclovias
- Construção de oito passarelas
- Instalação de 57 pontos de ônibus
- Estabelecimento de cinco postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF)
- Desenvolvimento de um ponto de parada e descanso (PPD) para motoristas profissionais
Considerações da ANTT
A ANTT destacou que a tarifa foi definida em contrato, baseando-se no estudo de viabilidade da concessão do trecho, considerando aspectos de investimento em infraestrutura. A tarifa anterior estava congelada desde dezembro de 2022 e cobria apenas serviços essenciais. A atualização atual segue as diretrizes do edital, incluindo ajustes inflacionários e o desconto de 11,22% do leilão.