Em resposta às condições precárias da MG-132, elo vital entre Barbacena e os municípios de Alto Rio Doce, Cipotânea, Senador Firmino, Dores do Turvo e Brás Pires, o Ministério Público lançou uma ação contra o Departamento Estadual de Rodagem (DER).
A estrada, descrita como “tomada pelo mato e cheia de buracos“, tem gerado preocupações sérias, com relatos de acidentes frequentes e dificuldades no transporte de pacientes para tratamento médico em outros pontos da região.
“Moradores e empresários locais, afetados diretamente pela falta de mobilidade, uniram esforços, culminando na iniciativa de um abaixo-assinado. Em Desterro do Melo, por exemplo, a comunidade e as autoridades locais têm se empenhado em reparos improvisados nos buracos, usando terra ou concreto”, explicou o promotor de Justiça, Vinícius de Souza Chaves.
O promotor destacou que o DER permaneceu inerte diante dos pedidos de intervenção, não respondendo aos ofícios enviados pelo Ministério Público. Em vista disso, uma ação foi formalizada, incluindo pedido de liminar para a realização imediata de operações emergenciais, que compreendem o tapa-buraco com recapeamento provisório do trecho entre Desterro do Melo e Cipotânea.
Além disso, a ação requer a limpeza dos acostamentos e a poda de árvores que invadem a estrada, com a garantia de intervenções trimestrais pelos próximos dois anos, sob pena de multa.