A Prefeitura de São João del Rei tomou a decisão de fechar temporariamente as escolas municipais da região, em resposta à investigação das mortes de três crianças, com idades de 3, 9 e 10 anos, ocorridas nos últimos dois meses. As medidas foram tomadas após mães de estudantes se reunirem na manhã desta terça-feira (24) em frente à Prefeitura, pedindo o fechamento das escolas.
As autoridades municipais garantiram que as escolas passarão por um processo abrangente de desinfecção e limpeza a partir de quarta-feira (25), com previsão de retorno das aulas no dia 6 de novembro. A assessoria da Prefeitura afirmou que essa ação é uma medida cautelar para atender às preocupações dos pais e demonstrar o comprometimento da administração com a segurança dos alunos.
Mortes em investigação
De acordo com as informações da Prefeitura, os óbitos das três crianças estão sob investigação e amostras foram encaminhadas para análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed), localizada em Belo Horizonte. Até o momento, não existe comprovação do que teria causado essas mortes e não há evidência de um surto na região.
A Secretaria Municipal de Saúde destacou que não foi identificado nenhum vínculo epidemiológico entre as crianças falecidas, e não foi confirmado se as vítimas frequentavam a mesma escola.
Sintomas em comum
As crianças que apresentaram sintomas relataram quadros de amigdalite, febre, vômito e manchas ou erupções na pele. A maioria delas já passou por avaliação médica na rede pública ou privada e se encontra em estado estável.
Medidas de higiene e desinfecção
Diante da situação, a Prefeitura recomendou a adoção de medidas protetivas, como a higienização frequente das mãos, o uso de álcool a 70%, a não compartilhamento de objetos pessoais e a manutenção do esquema vacinal de acordo com o calendário nacional de imunização. Os pais e responsáveis também foram orientados a não enviar as crianças para a escola se elas estiverem apresentando sintomas e procurar atendimento médico.
Para esclarecimentos e dúvidas, a Prefeitura disponibilizou os seguintes canais de contato: a unidade de saúde de referência mais próxima, a Secretaria Municipal de Saúde ou o CIEVS por meio do telefone (31) 99744-6983.