A aeronave da Voepass Linhas Aéreas, modelo ATR-72 500, prefixo PS-VPB, que caiu em Vinhedo (SP) na tarde desta sexta-feira (9), realizou seis voos entre o Aeroporto Regional Zona da Mata (Presidente Itamar Franco), em Goianá, e o Aeroporto de Guarulhos (SP) na última semana, conforme informações da plataforma de monitoramento ‘Flightradar’.
O voo mais recente ocorreu na quinta-feira (8), quando o avião decolou de Guarulhos às 17h22, pousando em Goianá às 18h31. No mesmo dia, a aeronave fez o percurso de volta, saindo de Goianá às 19h26 e chegando em Guarulhos às 20h57. Trajetos semelhantes foram realizados na segunda-feira (5) e no sábado (3).
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o ATR-72 500 é fabricado pela ATR, uma das maiores fabricantes de aviação do mundo, com sede na França. O modelo pode alcançar uma velocidade máxima de 511 km/h, possui 27 metros de comprimento e envergadura, e tem uma autonomia de voo de 1.324 quilômetros. A aeronave pode transportar até 7 mil quilos e tem capacidade para 68 passageiros e 5 tripulantes.
A Voepass informou que o avião estava apto para voar, com o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) válido até 26 de junho de 2026. A aeronave foi fabricada em 2010 e não apresentava restrições operacionais.
A assessoria do Aeroporto Regional Zona da Mata, localizada em Goianá, informou que as operações de voos seguem normalmente. Quaisquer alterações na programação devem ser verificadas diretamente com as companhias aéreas.