Uma brincadeira inocente entre dois amigos de 4 anos acabou em tragédia no último domingo (9), em São Francisco do Glória, quando um incêndio devastador irrompeu em uma residência na cidade. Infelizmente, um dos meninos perdeu a vida nesta terça (11), enquanto o outro está lutando pela sobrevivência, sendo atualmente atendido no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte.
Segundo relatos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o acidente ocorreu durante uma brincadeira com um isqueiro na casa da criança que veio a falecer. O objeto escapou das mãos dos pequenos e caiu no sofá, iniciando um incêndio de rápida propagação. Apesar dos esforços para conter as chamas, estas se alastraram descontroladamente.
Felizmente, a ação rápida de um indivíduo permitiu que os meninos fossem retirados do local. Vizinhos também se uniram para apagar o fogo antes da chegada do Corpo de Bombeiros.
As crianças foram resgatadas pelo Samu e levadas inicialmente à Unidade Básica de Saúde (UBS) local. Posteriormente, foram encaminhadas para a Casa de Caridade de Carangola, onde infelizmente uma delas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
Walace Ferreira Pedrosa (MDB), prefeito de São Francisco do Glória, relatou que foram realizadas tentativas para transferir as crianças para Belo Horizonte, porém, sem sucesso. Contudo, na tarde desta terça-feira, o sobrevivente foi transportado de helicóptero para o Hospital João XXIII. De acordo com informações fornecidas pelo Samu, o estado de saúde do menino é grave, com queimaduras de segundo e terceiro grau, além de ter inalado fumaça.
O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde será investigada a causa do óbito, suspeitando-se de asfixia causada pela inalação de fumaça ou como resultado das graves queimaduras.
Diante dessa triste ocorrência, Dávison Carvalho Pereira, secretário de Saúde de São Francisco do Glória, informou que a Prefeitura está disponibilizando apoio psicológico à família, bem como auxílio para a reconstrução da residência afetada pelo incêndio.