Botão Ouvir Agora
Doença é transmitida pelo carrapato – Foto: Vinícius Rodrigues de Souza

A cidade de Viçosa, em Minas Gerais, está em alerta devido à suspeita de dois casos de febre maculosa. Os moradores afetados apresentaram sintomas após circularem pela região rural do município. Amostras de exames foram enviadas para análise na renomada Fundação Ezequiel Dias, localizada em Belo Horizonte.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) está conduzindo a investigação dos casos suspeitos, em cooperação com a Prefeitura de Viçosa. Felizmente, os pacientes estão em condições estáveis e não necessitaram de internação, porém estão sendo monitorados de perto pelas autoridades de saúde. Os agentes de endemias do município seguiram os protocolos de alerta recomendados pelo Ministério da Saúde, conscientizando sobre os perigos de acesso a áreas contaminadas. No entanto, a localização específica da propriedade rural não foi divulgada.

As amostras de sangue dos pacientes estão sob análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed), instituição reconhecida como Laboratório de Referência Nacional para febre maculosa e outras riquetsioses. A Prefeitura de Viçosa ainda não tem previsão de quando os resultados serão divulgados, mantendo a população em espera.

O estado de Minas Gerais, assim como o restante do Brasil, enfrenta uma situação de alerta devido ao aumento no número de casos e óbitos por febre maculosa. Até o momento, foram confirmados nove casos e duas mortes relacionados à doença em todo o estado.

A febre maculosa é uma doença febril aguda, de gravidade variável, que pode apresentar formas leves, atípicas ou graves, com alto índice de letalidade, conforme relatado pela SES-MG. Ela é transmitida por carrapatos infectados, principalmente pela espécie carrapato-estrela, que tem como hospedeiros as capivaras.

Os sintomas da doença podem demorar até duas semanas para se manifestarem após o contato inicial. Segundo o Ministério da Saúde, os principais sinais da febre maculosa incluem febre, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal, dores musculares persistentes, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e nas solas dos pés, gangrena nos dedos e orelhas, além de paralisia dos membros, que se inicia nas pernas e progride até os pulmões, podendo levar à parada respiratória.

Para prevenir a doença, é recomendado o uso de roupas claras e calças compridas, além de passar um elástico na barra das calças. Caso alguém transite por áreas de risco, é importante fazer uma busca minuciosa por carrapatos e removê-los imediatamente do corpo. A conscientização e a adoção de medidas de proteção são essenciais para reduzir os riscos de infecção pela febre maculosa e outras doenças transmitidas por carrapatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *