No último domingo (18), uma igreja católica situada no Bairro Pouso Alegre, em Cataguases, foi alvo de criminosos que invadiram o local e realizaram um furto perturbador. Duas mesas de som foram levadas, e o sacrário sagrado foi arrombado, resultando na dispersão de hóstias pelo chão do templo religioso.
O Padre Marcelo Arthur, responsável pela Paróquia Nossa Senhora do Rosário à qual a igreja pertence, utilizou as redes sociais para emitir um comunicado sobre o incidente.
“No dia 18 de fevereiro de 2024, Primeiro Domingo da Quaresma, o ladrão arrombou a janela da igreja do Divino Espírito Santo no bairro Pouso Alegre e roubou 2 mesas de som. Além disso, arrebentou a lateral do Sacrário, jogou Eucaristia dentro do próprio sacrário e pelo chão, retirando a âmbula e a teca que estavam dentro do mesmo. Acredito não ter levado a Eucaristia por estar espalhada pelo sacrário e chão. Sendo assim, a Igreja do Divino Espírito Santo estará lacrada (sentimento de Luto), sem a realização de quaisquer atividades até que o bispo venha para celebrar junto à comunidade a MISSA DE DESAGRAVO, suplicando o perdão de Deus pela profanação da Eucaristia ocorrida dentro da mesma igreja.”
O ato de profanação deixou a comunidade em luto, aguardando a intervenção do bispo para a realização da Missa de Desagravo, buscando a reconciliação e o perdão divino diante da violação sofrida pelo templo religioso. As autoridades locais foram acionadas para investigar o crime e identificar os responsáveis.